quarta-feira, 24 de junho de 2009

Entrevista com Psicóloga na área de Psicologia Organizacional.

Psicóloga de uma empresa de grande porte.
Obrigada pela entrevista

1) O que para você é Psicologia Organizacional?
É uma prática que visa ampliar as condições de desempenho de profissionais, que atuem ou pretendam aturar nas organizações, percebendo as demandas atuais e promovendo mudanças.

2) Qual a importância de um psicólogo para uma organização?
É fundamental a prática dos psicólogos nas organizações e a aplicação da Psicologia para um reconhecimento estrutural e um diagnóstico de possíveis problemas, obtendo assim dados estratégicos e procedimentos de mudanças no ambiente empresarial.

3)O que o psicólogo faz na área organizacional dentro da empresa?
O psicólogo deve estar está envolvido em um processo de desenvolvimento contínuo, em projetos que envolvam início, meio e fim, onde seja possível uma mensuração de resultados, além de um acompanhamento da gestão de conhecimento baseada em Conhecimento (Saber), Habilidade (Saber Fazer) e Atitude (Querer Fazer).

4) Quais são os métodos que você usa nos testes psicológicos que você aplica com os colaboradores?
Atualmente não uso testes na Empresa, mas o método utilizado está embasado sempre na ética com aqueles envolvidos na testagem.

5)Qual é a diferença da Psicologia Organizacional em relação a outras áreas da mesma?
Eu acredito que a Psicologia é única, voltada ao bem estar e as pessoas, a diferença simples está nas atividades desempenhadas no dia a dia, a Psicologia organizacional está mais voltada para o grupo de trabalho e de pessoas, a produtividade, e o desempenho no trabalho, por que se as pessoas não estão bem, seja com algum problema em casa, stress de trabalho, ou algo do gênero, não será produtivo pra empresa, pois a pessoa vai produzir menos, e o bem estar do funcionário é o principal ponto onde o Psicólogo deve trabalhar, para que o calaborador esteja bem sempre no ambiente de trabalho.

6)A partir do momento que você entra em uma empresa, e faz o seu trabalho, demora quanto tempo para o resultado esperado? É o que o empresário espera? É o que o paciente ou colaborador espera? O que você acha que eles esperaram?
Acredito que todos esperam resultados, independente do processo que é realizado. Muitas vezes é demorado para que o resultado apareça, mas se o trabalho for bem feito, com certeza o resultado esperado deverá ocorrer.

7)Você saberia dizer por que normalmente nas empresas só trabalha um profissional de psicologia, sendo que as empresas têm muitos funcionários?
Na unidade em que trabalho atualmente, trabalha 3 profissionais de Psicologia, fora os estudantes, para aproximadamente 1000 colaboradores.

8)Qual o recado que você passa para os futuros Psicólogos que pretendem seguir a área Organizacional.
Somente para que estudem, se dediquem, pois a muito trabalho para que seja feito nesta área, e com certeza lugares garantidos para todo bom profissional.